Seja bem vindo!!!

"A um designer cabe apenas em sua vida servir sem medidas onde o limite é ditado pela criatividade" (*Franjinha*)

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Capitalismo estragando o 'sentimento' de VIVER.

O que deveria ser a AMIZADE hoje, que existia no tempo de "nossos pais"?





Mt gente confunde o verdadeiro sentido da amizade..dando direito de dizer a frase tão falada pelos nossos pais: "ninguém tem amigo de verdade"(ou algo semelhante)..pq realmente, as amizades "ditas hj" são amizades fraquinhas, sem comprometimento com a vida do outro.

*É como dizem na frase: "Cada um na sua!"

Imagina se os pais fizessem isso* com a gente...os quais são nossos melhores amigos...


Claro! É óbviu a conclusão de que eles são nossos melhores amigos! E até essa questão hj é colocada em dúvida, pq até os próprios pais não desejam o bem de suas crianças! Inversão de valores!?


Mas pq não termos amigos de verdade que não são originalmente da mesma família que a gente?!


Vou aproximar um padrão de amizade, que há muito tempo existiu (seria o estilo de amizade que nossos antepassados falam tanto e que não há mais, segundo eles):


Aquela amizade em que todos se comprometem a estar ao lado de uns dos outros sempre que podem. Não são dependentes, no quesito estar "grudados" sempre, mas é algo que vai além de contato, fica-se no pensamento. É como depois de tempos ligar pra aquele amigo(a) e continuar como se o tempo tivesse parado e n tivesse passado.
AMIZADE NÃO DEPENDE DE TEMPO E ESPAÇO.
E TODOS OS TIPOS DE RELACIONAMENTOS QUE EXISTEM SE INICIAM DA AMIZADE DE ALGUMA FORMA. PRECISAM DA AMIZADE PRA DURAREM.

Por exemplo:


Se vc n for amiga(o) em 1° lugar da sua mãe,seu pai, o convívio vai enfraquecendo e cada vez mais resultando que filhos e filhas, conforme o tempo passa, querem sair de casa pois não "aguentam" os pais. Mas também os próprios filhos não tiveram vínculo de uma real amizade pra poderem amar seus pais(não conheceram o que é isso, por falta de incentivo ou falta de querer viver isso também);


Se vc não for amiga(o) do seu namorado(a), não adianta ...pq o "prazer" vai embora e não havendo amizade entre os dois, ninguém vai se aguentar! Pois vai prevalecer o jeito de cada um. Por isso a SEPARAÇÃO, que infelizmente se tornou tão comum!!!
 As pessoas não querem passar pelo processo de auto-conhecimento e conhecimento do caráter do próximo. E juntando o ideal capitalista de consumir por consumir(pois a busca é pelo prazer momentâneo) com a falta de conhecimento de uma real amizade(q é a cumplicidade pra se auto-conhecer e conhecer o outro) por isso tão comum a competição exarcerbada, o individualismo, o egocentrismo ou egoísmo, a falta de amor...

AMOR! Nossa! Outro sentimento mal entendido e vivido!

Ou seja, tudo se desencadeia da amizade!


Tenho algumas propostas. Nunca havia testado desde que coloquei em prática e tem me feito bem atualmente:
Você sente saudades de algum amigo, ou conhecido..
Porque não ligar? "AH!!! Mas ele(a) não me liga!"
Ué!? Alguém tem que ceder! Ou você ou o outro...muitos "achismos" existem, pois ninguém quer ceder. Ninguém quer recomeçar! Seja você, então, o 1°(ª)!
Se depois realmente o outro não ceder mais, não querer saber de você. Aí sim, vc conclui..."fiz a minha parte, beltrano não quer mais saber de mim, mas sabe que eu o procurei!"
Mas não fique decepcionado, ou se ficar, não fique cultivando isso na mente. Faz muito mal e cada vez mais cria dentro de você uma barreira, que cada vez mais cresce, e cada vez menos vc quer ter amizade(daquela que defendem ser a verdadeira, ser aquela que mais buscamos, para nos completar na vida).
Todos os sentimentos ruins nos dominam, se quisermos!
Se você tiver com muita saudades (ou não, mas quer ver a pessoa) de algum amigo(a) íntimos...(pq n vejo possibilidade de vc fazer isso com alguém que acabou de conhecer ou q vc n conhece,né?!)
Se a pessoa gosta, faça uma surpresa, vai visitar a pessoa, combina de saírem juntos, procure familiares da pessoa pra saber como a pessoa está...há tantas formas de nos aproximarmos, de mantermos contato com nossos amigos!
Uma coisa que me irrita profundamente:
Aquelas pessoas que com tom irônico e até com um certo sinismo dizem com aquele sorriso "de pregas", sem naturalidade nenhuma(o dito sorriso falso!):
"FULANO VC TÁ SUMIDO!"
"PÔ!!! SE BELTRANO ESTÁ SUMIDO, PORQUE NÃO PROCURA???
A SAUDADE, O SENTIR QUE A PESSOA É QUERIDA PODERIA MOVER AS PESSOAS A SAÍREM DOS SEUS CÔMODOS LUGARES DE SIMPLES OBSERVADORES DA VIDA, PRA SE TORNAREM AGENTES DA VIDA E PROCURAREM QUEM DIZEM ESTAR SUMIDO."
Não precisa ser instantâneo...mas se diz que gosta, arranja um tempinho para procurar a pessoa se sabe onde mora, se sabe o telefone, se conhece alguém que pode te ajudar a achar aquela pessoa.
Se chega ao ponto de dizer por dizer "vc tá sumido!" só pra "incrementar a conversa", só pra agradar mostrando uma falsa consideração>>> AFF!...POUPE AS PESSOAS!

Podemos melhorar a QUALIDADE de nossos relacionamentos se quisermos. Se você que leu, já tem AMIZADES ASSIM (as que defendi), que bom!!! Me ajude a passar adiante "esse jeito de viver"! Precisamos que todos entendam a real qualidade dos relacionamentos. Viver de forma saudável 'o convívio humano' que o ''dinheiro'' quer afastar!


Um abraço a todos!
É de grande importância que comentem!!! 

5 comentários:

Fr@ncine disse...

Gente! Selecionem com o mouse a frase que está com uma tarja branca...eu acabei marcando de forma errada e ficou tudo branco! Fazzendo isso,vcs saberão o que está escrito!Bjus!

biabarcellos disse...

Adorei o texto Fran!
nossa, me fez parar pra pensar em certas coisas! e se tem uma coisa q eu nao gosto são aqueles q não estão nem aí pra vc e soltam essa de q tá sumido! aff... pelo amoor de Deeus neh?!

Priscila Quintão disse...

realmente as ações capitalistas e as consequências de uma vida pós-moderna individualizam as relações. amnizade e amor têm outro significado: o virtual - desejado por quase todos - é uma forma de estreitar uma relação que já não acontecia há tempos ou evitar que uma possível "richa" de amizade se desencadeie passando um fim de semana com os amigos. o "passar a bola" pro outro é confortante e isento de responsabilidade. hoje, não é mais necessário rever valores, já os sabemos; é preciso vivê-los.

Fr@ncine disse...

Belezaaaa prima!!! Vc resumiu tudo que quis dizer..penso eu! Bia obrigada por ter parado pra refleti tbm...a partilha mútua sobre situações e vivências...só nos faz crescer!!! Eu adorei os comentários de vcs.Mt obrigada msm!Bjus

Thulio Benvenuti disse...

Francine tah ótimo o blog ;)

E sobre amizade, fique sabendo que pode contar comigo pra qlqr coisa ok?

E amizade realmente não depende de tempo e espaço... Portanto, volto a dizer, independente de hoje ou amanhã, qualquer coisa é soh me ligar :D

bjoo ;*